“Almejo Real”

“Isso seria incrível” houve-se de espanto quando da receção daquilo que se considera uma boa novidade para quem comenta. Na verdade, há surpresa, agradado, alegria e emoção na receção de tal informação, expressões ou emoções que podem ter origem em varias variáveis. Pode acontecer que o individuo agradado com a noticia tenha sido mesmo apanhado desprevenido e como tal a surpresa é isso mesmo, surpresa. Pode dar-se o caso de ter sobre o assunto espectativas muito baixas e ao receber a noticia verificado que as mesmas foram excedidas, dai o agrado ou pode simplesmente estar a verificar a possibilidade de realização do seu sonho, e desta forma o expressar de alegria e emoção.

Quantas vezes não nos deparamos com expressões de referencia a sonhos? Ouvimos falar, comentar ou até alguns em desabafos são citados. Mas na realidade quem se quererá referir mesmo a um sonho em concreto, um sonho real e não aqueles que simplesmente nos revelam o lado das trevas e abismos, monstros e escuridão, precipícios e ondas gigantes, ou até os mais impossíveis de concretizar, onde entrem os heróis da banda desenhada, artistas de cinema, ou quem sabe os eróticos ou pornográficos?

Quando após uns momentos de descanso, vulga soneca, nos vem á ideia um agregado de imagens reunidas, conceitos, luminosas ideias ou talvez não, fantasias e porque não uns pensamentos que normalmente estão muito confusos e, sem muita logica,  oriundos ou que foram gerados durante o sono, poderemos estar presentes o que se chama de sonho……

Sonhos do tipo referido poderão conter as tais ideias disparatadas, fantasias, planeamentos sem nexo e sem coerência, imaginação abstrata ou fuga á realidade, só para citar alguns exemplos. Mas de todo é deste tipo de sonho que me referia. Mencionava o tipo de Sonho que o Homem tem na vida. O anseio, a vontade permanente de ter ou conseguir algo, algo com que se identifique e viva constantemente. O sonho como visão, como objetivo.

Neste campo muito se ouve diariamente na nossa envolvente, nos ciclos onde nos movimentamos. Há colegas com sonhos de mudança de curso, de universidade, com sonhos de intercâmbios académicos por exemplo. Profissionalmente ouvimos falar em sonho de progressão de carreira, de crescimento, de mudança de empresa ou de setor, para referir alguns simples exemplos. Ou então como empresários, ouve-se no meio, o sonho de crescimento de volume de vendas da empresas, da aquisição de maquinaria topo de gama, ou de investimentos na inovação para potenciar o crescimento e expansão da nossa empresas. Muitos seriam os casos exemplificativos….

A questão é: Quando se tem um destes sonho o sonho é real? Quero dizer, exequível? Há algo no sonho que indique que o atingirá?  Outra questão que se coloca quando se fala de sonhos como visão será: “O sonho é mesmo seu?”

IMG-20141213-00407

Para além dos sonhos considerados visão terem que ser exequíveis, os mesmos  não podem ser alcançados se não forem seus. Não se trabalha para um sonho (sim é necessário trabalhar para tudo na vida) que seja de outrem. O Sonho dever ser seu e só seu, pois se assim for irá fazer por entende-lo perfeitamente, dar-lhe-á individualidade e potenciará ao máximo as hipóteses de o concretizar. Bem, na verdade não deveremos sonhar pelos outros e não deveremos deixar os outros sonhar por nós nem com os nossos sonhos, objetivos ou visão futura. Como exemplo generalista, relembro a história da família que quer que a menina seja Arquiteta ou dos tios-avós que querem que o menino seja futebolista. Isso não deve ter continuidade, o que você quiser é por você próprio e não porque os outros gostavam que fosse. Se é que me faço entender.

Menciono Sonho como Visão, objetivo, meta traçada e este é de borla, mas a jornada para la chegar paga-se caro, Tem preço. Há que trabalhar para tal. Há que haver paixão, pois paixão é energia e com ela consegue-se redução de preço para a jornada. Paixão pelo sonho, como combustível,  conduzi-lo-á a realiza-lo, mais tarde ou mais cedo, pois arduamente trabalhará, com gosto, para o conquistar.

Depois de saber qual é o seu sonho, não o largue. Trabalhe e lute afincadamente por ele pois é o seu sonho. Não se realizam sonhos de outros. Não…

Se o seu Sonho “cair” por haver um preço a pagar…
…Caríssimo, esse não era, de todo, o seu real Sonho!

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Estratégia, Gestão, Pessoal. ligação permanente.

Deixe um comentário