” Atenua”

Faz-se uma pausa a meio da manha. O dia ainda está “farrusco” mas faz parte do quadro de Outono que se avizinha, enquanto se relaxa um pouco de algum desgaste de energias decorrido na primeira parte do dia, eis que há um desabafo entre um arfar:” Então o que contas? Alguma coisa para dar alento? A manha começou “pesada” no que a trabalho diz respeito”, ou então “Estou atulhado de documentos para ler para o exame…nem sei como me virar”…ou ainda “não me marque mais reuniões para a semana, já não sei como fazer é que  vou estar fora, regressando no dia x”. Alguns exemplos, vários ciclos envolventes, o mesmo tipo de situação e a mesma necessidade: repouso. A necessidade de respirar, como se diz na gíria.

Todos nós necessitamos de respirar de vez em quando e não me refiro ao ato de introduzir ar para dentro dos pulmões, carregando ou absorvendo oxigénio, De todo. Refiro-me sim ao sentido figurado de descansar, aliviar a mente e o espirito e folgar o corpo. Seja por estarmos muito empenhados nos estudos ou preparação de conferencias e seminários académicos, ou mesmo por na nossa vida ativa e profissional estarmos perante semanas ou meses em que não se vê o fim dos tópicos a tratar, das reuniões infindáveis, das apresentações  a preparar ou mesmo na nossa empresa que se faz tudo para que a estratégia resulte em bons resultados e os mesmo nunca mais aparecem…seja em que ciclo nos encontremos, há alturas em que necessitamos mesmo de fazer uma pausa.

IMG-20141213-00405

Como referido, pausas ou oportunidades de descanso, de recarregar baterias, caberá a cada um decidir quando é mais oportuno serem feitas. Uns dirão que as férias servem para isso mesmo, e no entretanto esforçam-se atá á exaustão entre estes períodos, outros preferirão os fim de semanas, e com eles carregam energia para cada semana, e outros ainda farão recargas de energia entre espaços mais curtos, a cada dia, por exemplo. Cada um saberá como educar o organismo, a mente e o espirito para enfrentar cada desafio e o próprio dia a dia. Adiante.

“Ainda respiras?” Questionamos constantemente a terceiros ao observarmos situações de maior complicação, nervosismo ou ate mesmo pressão acumulada em tais indivíduos. O importante é conhecermo-nos muito bem para sabermos exatamente quando é a nossa altura de respirar, de repousar, descontrair ou ate descansar na sua verdadeira essência. Todos sabemos que o organismo, após determinada altura já não se torna produtivo, já não nos deixa produzir o que desejamos. Quando assim é torna-se contraciclo, ou seja tudo o que fazemos, provavelmente teremos de refazer para validar que esta mesmo bem feito, o que nos levará o dobro do tempo.

Assim sendo, nada melhor que saber perfeitamente quando é a sua altura de parar. A altura de respirar fundo, e recarregar baterias. Aproveite os intervalos em que nada tem para fazer, mesmo pequenas pausas, relaxe, disfrute o momento e sentir-se-á melhor logo de seguida. Sentir-se cansado e até expressar isso mesmo para terceiros também não é boa ideia. Passará uma imagem de que algo não está a ser eficiente no trabalho ou que não está a usar o tempo corretamente e a desempenhar as suas funções adequadamente.

Quando usamos o tempo para respirar, acabamos por nos encorajar a nos próprios para mais uma etapa, estimulamos o cérebro para mais um “slot” de tempo a dispensar energia, entretanto recuperada, confiamos a nos próprios a tarefa de conseguir atingir mais um objetivo. Se pensarmos bem, tudo pode ser feito com um pouco de respirar de vez em quando. Não tecerei comentários de teor medico, mas de senso comum, não acumule sintomas de falta de energia, pause e recupere. Exalte quando melhor consegue despender de tempo e forças e verá que as frases serão :” até parece que respira energia”.

Respirar profundamente oxigena também o cérebro, e não só em sentido figurativo, levando-o a conseguir melhores níveis de atenção e concentração, melhor capacidade de raciocínio, logo de discernimento. Se respirar é energizar o cérebro e a mente e isso é vida então, salvo melhor opinião, respirar é viver. Agora pense comigo: Se lhe dá um grande gozo disfrutar da sua vida o melhor possível, já imaginou quando considerar que respirar lhe dará tanto ou mais gozo.

Faça uma pausa, atempadamente, respire e ….. vá em frente! Enfrente frontalmente os desafios da vida sempre com muita energia. Não a desperdice, vai necessitar quando menos esperar.

“A sua mente vai responder à maioria das perguntas, se você aprender a relaxar e esperar pelas respostas”.
##William S. Burroughs##

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Envolvente, Estratégia, Pessoal. ligação permanente.

Deixe um comentário