“Ilusão Visual”

“Estou em lágrimas!”, “Não aguento mais!”, duas frases curtas de duplo significado. Tanto podem querer dizer ou transmitir o que, por certo, estará a pensar: pesar, tristeza, fragilidade, intolerância, e uns quantos mais adjetivos que poderia enumerar… ou então poderão também querer expressar alegria, satisfação, dor nos músculos (mas de tanto rir), enfim, são frases que tanto se ouvem numa vertente como noutra.

Tantos casos na vida em que frases, textos, momentos ou situações podem ter varias aplicações e, cuidado, interpretações. É verdade, (como exemplo muito generalista) imagine-se a entrar na cozinha da sua casa e a depara-se com a sua esposa, namorada ou companheira a chorar incondicionalmente. Por certo (digo eu), ficará preocupado com o que se terá passado nos instantes em que se ausentou.

Com tanta tecnologia disponível hoje em dia, terá recebido alguma má noticia, terá sido algo que a transtornou à séria…. pois é, isto poderá ser a sua interpretação…..e que tal passar-lhe um pano para limpar as lagrimas e continuar você a descascar as cebolas!! Simplesmente umas cebolas que tão saudáveis serão, que compõe tão bem a nossa gastronomia e depois dão em choro…

Falando em lágrimas, mas de alegria, imagine-se junto daquele colega, que mal chega já está a animar os demais. Não por nada, mas pela sua forma de ser…muitas vezes é de ir ás lágrimas, mas neste caso, não será por algo menos positivo, pelo contrário, pessoa como as do exemplo deveriam estar espalhadas um pouco por toda a parte, pois marcam a diferença e podem fazer mesmo toda a diferença no seu ciclo envolvente. Procure-as.

Por norma devemos procurar pessoas de referencia na nossa envolvente. Teremos de certeza aquele professor que nos marca pela positiva pela sua entrega de ajuda e cooperação a cada instante. Os seus ensinamentos serão por certo mais apreciados do que os dos outros que na realidade não lhe ligam nenhuma…isto é assim mesmo.

Da mesma forma terá tido aquele chefe, que lhe ensinou tanto, lhe mostrou o interruptor da luz para você ver o caminho, mas que tanto o chamou á atenção, o corrigiu na sua carreira, mas que hoje é lembrado por si, como :” aquele que me fez estar onde estou hoje”. AHH pois é.

Pessoas contagiantes, que geram bem estar em redor, mas também que ficam na memoria pelos seus atos, suas atitudes, seu caracter, como é obvio. Quem nos deu a mão um dia, nunca esqueceremos. Terá sido um líder de equipa, um chefe, um diretor, um professor, quem quer que seja, nunca esqueceremos, já uns quantos de inversas características, já nem nos lembramos do nome. Se me faço entender. Por muito que não queiramos, no nosso intimo é sempre assim. Guardamos memórias positivas, e tentamos esquecer as negativas, ou dar-lhe muito menos valor, desvalorizando-as mesmo.

IMG00403-20120809-0623

Referir que a menção neste texto a pessoas fascinantes, ou seja que são encantadores, que animam ou que são capazes de gerar fascínio envolvente só está relacionado com a relação impactante quer seja académica, profissional ou empresarial. Pois em todos os ciclos as há. A chamada de atenção segue no sentido de que, tal como as cebolas, estas pessoas também podem ter duplo figurino ou seja, aquele que aparenta ser cativante, sedutor no sentido de chamar a atenção e atrair o tal fascínio, pode muito bem ser “lobo em pele de cordeiro” (se me permitem a expressão).

Individuo com carisma, ou pessoa carismática, tende a ser seguida pelos demais pela sua forma de estar, de ser ou até de comunicar. Se analisar e realmente esse for o caso, deverá tirar elações e eventualmente tirar partido da boa companhia e ensinamentos, mas se a sua analise mostrar indícios de “casca de cebola” não permita mais intromissões.

Faça com que entenda que você já entendeu a forma de estar e onde o individuo quer chegar. Coloque o que se chama uma margem de segurança, não porque você se sinta inseguro, mas para não permitir invasões ao seu espaço.

Em resumo, e pegando no exemplo metafórico (do lobo com pele de cordeiro), o que aparentemente pode ser um individuo simpático, cativante, bem disposto e por ai fora, que se mostra querer incluir, integrar por completo nos seus ciclos envolventes, poderá ser realmente alguém antipático, pretensioso, muito ambicioso que só quer aproveitar-se da sua sabedoria, da sua pessoa para conseguir o que quer…e desses há muitos por ai… Não confundir carisma com simpatia forçada ou circunstancial.

A fim de realizar uma ação positiva,  devemos desenvolver aqui uma visão positiva.” ## Dalai Lama ##

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Estratégia, Gestão, Pessoal. ligação permanente.

Deixe um comentário