A vida tem destas coisas. Nunca se sabe como termina a agenda do dia, quanto mais planeamentos a logo prazo. Temos sempre uma “ideia” de como vai ser, de como será, mas…na realidade não sabemos mesmo nada do que se vai passar. A chamada “futurologia” e nesse campo não me prenunciarei, por motivos óbvios.
Há uma máxima que diz, quer se subscreva ou não, o seguinte: O passado não existe pois foi o presente do momento vivido, o futuro será o presente do momento a viver, logo resta-nos viver mesmo o que existe, ou seja o tal “presente”. Assim temos o Hoje, o aqui e agora. Posto isto, e segundo esta ideia a tal futurologia será difícil de fazer.
Tudo isto em meu entender, como é obvio. Assim, poderemos pensar em metas, objetivos, mas temos de ir diariamente monitorizando o estado ou ponto de situação. É dia a dia que se constroem os alicerces para o atingir de objetivos com sucesso.
Reportando-me ao inico deste texto, e não sendo contraditório, o que se passa muitas vezes é que temos a ideia de que os objetivos que planeamos a longo prazo estão dados como adquiridos pois temos mais tempo para nos esforçar e conseguir alcança-los. Tempos hipótese de permitir desvios temporais sem nos preocuparmos muito e assim vamos andando com objetivos em “carteira” que se tivessem prazo já estavam impróprios para consumo.
Vejamos o exemplo da academia, quando nos inscrevemos o numero que vem logo à cabeça é longínquo, em anos. Ainda falta para o términos pensa-se rapidamente. Ainda agora vou começar as aulas. Muitas vezes este objetivo não é traçado com alicerces profundos de consciência em terminar e com bons resultados no tempo previsto. Pois é, dai as cadeiras para traz, as épocas de recurso etc.
Por outro lado ao dar entrada no mercado de trabalho, os primeiros tempos passará a querer segurar o lugar, integrar-se, e quando pensa na carreira a sério traça um plano para chegar até um certo patamar. Como esses passos dependem de muitos vetores, vai deixando andar e esperando que todas as variáveis se desdobrem para resolução da equação. Seja, atingir lugares cimeiros na hierarquia. Mas também aqui o sucesso se constrói a cada dia, com focos e determinação.
Faz, é certo, um plano estratégico para a sua empresa, em conjunto com os seus diretores, e tudo parece bem, mas…o plano é de longo prazo, e por norma espera que lhe tragam resultados mensais que o encaminhem ao sucesso. Pois a empresa também tem de ser monitorizada dia a dia. Por variadíssimos motivos. Enfim, voltamos ao tópico do dia a dia. Do Hoje.
O Hoje, o agora, tem o tempo que quisermos pois estamos a vive-lo. O dia terá 24 horas para quem se balizar pela temática do tempo em horas, e consequentes divisões ou multiplicações dependendo da escala a usar. Mas, o que é certo é que passa, e passa a correr. O tempo é algo passageiro, não para, cada momento é efémero, passa rápido e vem outro momento atrás de outro momento e assim sucessivamente.
Não há duvida que para algo tão fugaz terá de ser preparada uma estratégia de vivencia muito bem delineada. Há que viver o Hoje, cada momento, muito bem, e sempre a monitorizar o que foi planeado para o Hoje do momento futuro, ou seja o chamado amanha.

Mas se dentro do nosso plano a longo prazo entrar a nossa felicidade, o nosso bem estar e daqueles que nos rodeiam, que acredito esteja nos planos da maioria dos mortais, então há que disfrutar de cada momento agora e continuar a monitorizar o objetivo ou plano em mente. Por certo mais momento menos momento esse tal objetivo está dado por completo, atingido, há que disfrutar do momento da chegada como se disfrutou de cada momento ate o alcançar.
Ninguém disse que a vida algum dia seria fácil, mas, poderemos contribuir que a cada momento seja menos complicada. Se podermos comemorar cada vitoria de cada momento, cada passo dado em direção ao nosso objetivo, porque sofrer o caminho todo para só saborear e celebrar no fim, nesse Hoje de tempos futuros que, não sabemos ao certo quando será.? Planear é mais valia, monitorizar dia a dia é chave.
Não dê por certo o que ainda não tem, mas não perca de vista nunca o seu objetivo. O Hoje, o momento de hoje que se replicará no tempo, tem de ser comemorado da mesma forma que o momento seguinte.
“Uma atitude positiva provoca uma reação em cadeia de pensamentos positivos, eventos e resultados. É um catalisador e desperta resultados extraordinários.”
## Wade Boggs ##



