O dia a dia desafia-nos a cada momento. O certo é nem sempre as situações se desenrolarem como esperamos. Vários serão os motivos: Espectativas muito elevadas, objetivos menos bem traçados ou mesmo inatingíveis, perspetivas diferenciadas em relação a certos assuntos, opiniões opostas (entre outras) mencionando só algumas.
Para enfrentar cada situação deveremos estar sempre minimamente preparados. Seja em que ciclo envolvente for, deveremos ter sempre um pouco de flexibilidade mental para interpretar cada situação que nos surge e não nos deixarmos levar na enxurrada do momento. Como tantas vezes e de tantas formas referido a vida não é fácil. Esta é uma frase feita, mas o que é certo é que não deveremos ser nós a torna-la ainda menos fácil.
Com isto quero dizer que as dificuldades, as preocupações, as adversidades, independentemente da carga emocional, de transtorno ou complexidade, poderão ser mitigadas de certa forma se estivermos minimamente preparados para tal. Deveremos ter consciência do que se passa em nosso redor, nos nossos ciclos envolventes e com isso vivermos sempre precavidos para qualquer eventualidade.
Ter consciência do que se passa na envolvente (como referido) , ter consciência efetiva do que se quer, de quais são os nossos objetivos, metas e afins, saber analisar e definir para poder agir atempadamente – no momento correto, definirá por certo maturidade. Talvez concordem que a vivência e continua experiencia de vida conduzirão e consolidarão a maturidade de cada ser. Ganha-se e desenvolve-se ao longo do tempo. Tal como a fruta da época, não se nasce maduro. Emadurece-se.
Ao estarmos em consciência, e com ela sabermos que estaremos prontos para algo fazer ou aprender, a cada instante, definirá um certo grau de maturidade. Saber o que se quer, ter uma certa clarividência na maioria das abordagens temáticas, possuir responsabilidade para assumir, ser exato, ser correto entre outras características refletem a maturidade do ser humano.
Ter maturidade deverá ser sentido em primeira instancia por cada um de nós. Devemos considerar que se somos maduros temos capacidade de “encaixe”, logo saberemos e estaremos preparados para enfrentar qualquer adversidade que situações de vida nos tragam. Cada situação é uma vitória. Mesmo que a primeira impressão mostre o contrário. Ganha-se sempre algo em cada situação mesmo que aparentemente se tenha perdido. Parece confuso mas não é.
Se tudo correr em conformidade, um processo que se exemplifica como muito simples, terá duas hipóteses de desfecho: O sim e o não. Simples até aqui, certo? Pois baseado em tudo o descrito acima, deveremos estar sempre preparados para a menos boa das hipóteses, ou seja o “não” estará garantido e teremos de lutar, trabalhar, pelo “sim”. Desta forma se conseguirmos o tão desejado “sim” ganharemos o desafio a que nos propusemos, caso contrário, ganharemos na mesma, pelo menos ganhamos conhecimento de como melhorar o nosso processo para uma próxima confrontação. Como se verifica, ganhamos sempre.
Se estivermos, em consciência, a contar com o pior dos cenários, nunca nos deixamos abalar por adversidades que até já tinham sido contempladas. A tal preparação antecipada. Não há melhor forma de enfrentar qualquer que seja a situação do que estar minimamente preparado para a mesma. Imprevistos existem claro, mas referi minimamente preparado, ou seja, pelo menos a contar que algo poderá correr menos bem.

Não deveremos proceder de forma imatura, leviana, mostrando inexperiência ou ate mesmo irresponsabilidade. Isso será o pior. Entraremos num chamado “poço sem fundo”. Perderemos eventualmente credibilidade e até reputação perante a envolvente. E isso, quer seja numa ótica académica, profissional ou empresarial, é a pior coisa que poderá acontecer. Recuperar, mostrar ou evidenciar maturidade leva o seu tempo.
Nunca agir de forma precipitada, ponderar sempre o que se está a passar, quem nos está a transmitir informação e que tipo de informação. Ter noção perfeita das condicionantes da reação ao momento. Refletir, ponderar, e agir em conformidade são palavras de ordem.
Não se deixe invadir por infelicidade quando na verdade esta não faz parte da sua vida. Atos imponderados levam-no á infelicidade pois não se sentirá bem depois de “arrefecer” o momento. Evite que tudo isto aconteça. simplesmente viva de encontro ás suas normas e viva-as bem. Simplesmente Viva.
“Maturidade é a capacidade de colher sem desculpas e não reclamar quando as coisas não vão bem.”
## Jim Rohn ##



