“Não Acanhar”

 Certas pessoas com poder, vamos chamar-lhe assim, nem sempre merecem esse mesmo poder que têm. Seja alguém na hierarquia da empresa, o seu patrão, o professor na academia ou alguém de qualquer ciclo onde estejamos envolvidos cuja posição seja tabelada como superior. Esse tipo de indivíduos, superiormente colocados na organização ou entidade, não têm necessariamente de saber ou fazer melhor do que você faz.

Muitas vezes por pensarem o contrário e se intitularem donos da razão, devido ao poder conseguido, rejeitam as suas ideias, eventualmente excelentes, ou discordam abundantemente das suas sugestões, que até podem ser fantásticas. É assim. Fazer o quê? Ter sempre em mente que o que se passa não terá a ver com a solidez de seus conteúdos expostos ou suas ideias. Uma das possibilidades pode estar assente na comunicação, ou falta dela. Tal pessoa simplesmente não o entende. 

Você estará nesse momento a pensar, como se diz na gíria: “muito à frente”, e por certo de uma forma ousada ou mesmo corajosa para os padrões a que ilustres pessoas estão habituados (referindo-me a cada ciclo envolvente). Pois é, ser possuidor de pensamentos inovadores tem destas coisas, os outros não poderão ser culpados de não o acompanharem no seu registo de raciocínio mental. Não obstante, só desta forma se transmite realmente o que se quer. Pensamento avançado, que seja, mas expresso em consciência. A questão de interpretação e entendimento virá depois, poderá dar outro tópico de comentário.

Da mesma forma que consideramos personalidade ou caracter de ousado ou audaz, o mesmo poderemos considerar da forma de pensar ou ate agir. Eu diria que ao revelar, audácia, ousadia ou coragem pode revelar também arrojo. Estará a ser arrojado e isso pode ser estratégico, não interprete as suas próprias ações como despropositadas, olhe para o seu pensamento inovador e arrojado como mais valia para a sua estratégia. Nunca seja arrogante, mas diga o que tiver que dizer, seguindo os seus pensamentos sempre em consciência, a quem tiver de dizer…a hora certa é importante, mas a sua verdade consciente também.

Reportando-me ao inicio do artigo, referia que alguéns poderiam não o entender, mas…nunca tenha receio de ser mal interpretado, pois se você pensa muito à frente, alguém terá de vir a refazer pensamentos atras de si e a colar as ideias para as compreender. É a vida. Não tenha receio de expressar as suas ideias ou opiniões mesmo que pareçam descabidas por não acompanhamento de raciocino de tais terceiros envolvidos.

"Não Acanhar"

Possuir capacidade de intervenção com pensamento e raciocínio rápido não será para todos os que habitualmente compõem o ciclo envolvente, se lhe parece que está a ser arrojado, por ventura estará mesmo. Está a arriscar uma ideia, um principio, uma sugestão em prole do trabalho, tarefa, projeto ou o que seja. Ser atrevido, corajoso, decidido, demonstrar uma certa valentia de raciocínio é mais valia. mostrará sabedoria e elasticidade mental. Digo eu. Assim seja interpretado.

Não se deixe cair na solitária que é a sensação de que só você está errado e todos os demais estão certos. Esse é um mau principio. Ser humilde é uma virtude de caracter, mas ser humilde não significa ser inferior, ou ter menos aptidão. O que não se pretende é que seja tímido, que se acanhe, ou mesmo que receei, seja o que for.

Se a sua ideia formulada for boa e tiver sido estruturada em consciência com os prós e contras da situação, não se envergonhe, não trema e não se deixe enfraquecer. Pelo contrário, seja aventureiro com a transmissão do pensamento ou ideias. Sugestões audazes e arrojadas são bem vistas de que previamente analisadas.

Se conseguir modificar o seu “mindset” em relação a este tema, só terá a ganha.

Não se afogue com agua pelos tornozelos.
Concordo.

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Estratégia, Gestão, Pessoal. ligação permanente.

2 Responses to “Não Acanhar”

  1. Pingback: “Não Acanhar” | ALarte

  2. Reblogged this on O Caminho da Sapiência! and commented:

    Não poderia de deixar de “Republicar” este artigo, depois da surpresa recebida com um video inspirado nele próprio. Excelente trabalho de Gonçalo Fonseca e sua empresa a “Script Factory”.
    Façam favor de ler o artigo e ver o video.
    Palavra simples: Obrigado

    Obrigado

    Liked by 1 person

Deixe um comentário