Muitas vezes há conexões intelectuais que fazem faísca. Faísca no sentido de criarem valor para uma qualquer situação. Parece correto dizer que se seguirmos o nosso intimo, o que o cérebro comanda, não teatralizarmos a vida, ela fará sentido e muitas serão por certo as conexões a aparecer. Seguindo a linha de pensamento consciente hoje, isso refletir-se-á no hoje de amanha, trará boas energias e até posso usar o termo felicidade.
Quando se veem projetos a ser idealizados no papel, analisados, ponderados e em seguida a serem implementados com um certo grau de sucesso…muitos fatores estarão por de trás de tal fato, mas um haverá de certeza: Sintonia entre os intervenientes. Um grupo de trabalho, uma equipa, um departamento, uma divisão ou até mesmo uma empresa poderão encaixar perfeitamente no exemplo generalista dado.
Já várias vezes se abordou o tema das equipas, mas na realidade as situações de trabalho em equipa não se resolvem com magia. Resolvem-se com sintonia, comunicação e entrega à causa. Só desta forma e adicionando alguns outros “ingredientes” se conseguirá atingir os fins a que nos propusemos.
A boa performance, o reconhecimento, o sucesso pessoal ou da equipa pelo atingimento de objetivos, não acontecem pelo simples desígnio de fascínio ou deslumbre, A tal magia. Magia é por natureza uma palavra ou uma designação que nos reporta para o imaginário, e os objetivos tendem a ser bem concretos e definidos. Magia transporta-nos para o campo da ação em sentido contrário ao das próprias leis da natureza. Em qualquer dos ciclos envolventes onde nos encontremos, ou mesmo na ótica de gestão tudo tem de ser bem concreto e real, mensurável, bem definido.
Genericamente falando e não entrando em detalhes, não se podem atingir objetivos, sejam de caracter pessoal, profissional, académico ou empresarial, a contar com a ilusão, com poderes ou forças externa sem, e, primeira instancia, fazer algo para o atingimento do mesmo. Formulas ou ritos mais ou menos secretos podem dar uma sensação de fascínio e ilusão. Lá voltamos á magia.
Na vida real, não se fazem desaparecer e aparecer objetivos ou parte destes. Ou temos ou não temos objetivos e se aparecem é porque os criámos nós próprios ou os recebemos de alguém e no caso de desaparecem ou deixaram de fazer sentido para nós, e desvalorizámos, ou foram atingidos e já temos outros em curso. Não haja ilusões.
Se o trabalho for bem desenvolvido, o projeto bem seguido e implementado e os resultados aparecerem, não serão fruto do acaso, não haverá mistérios ou situações inexplicáveis. Haverá, ou terá havido, sim, trabalho, esforço, dedicação, empenho por parte dos elementos da equipa. Como exemplo generalista, claro.
Salientar que quando me refiro a “magia” é no sentido figurado e a querer valorizar o que é o esforço ou trabalho empregue num determinado momento ou situação. Não me refiro, de todo, a magia como ciência, de certa forma conhecida como oculta, que estudará a relação do Homem e os segredos da Natureza, envolvendo faculdades espirituais, e que terá características cerimoniais ou rituais. Com todo o respeito, magia no contexto deste artigo é metafórico e expressando ilusão ou fascínio.
Se na vida nos deslumbramos com algo e se queremos mesmo muito esse algo ou que essa tal situação aconteça, não poderemos esperar os chamados “milagres” ou “magia”. Há que trabalhar arduamente para que tudo aconteça como planeado e para que se cumpram os objetivos traçados. É assim que devemos encarar as adversidades da vida. Lutando a cada dia para que chegue mais depressa o cumprimento dos objetivos. E que felicidade dá. Quando acontece, damos valor pois trabalhámos para tal.

Por outro lado há momentos em que nos desiludimos. Quando tal acontece, há que tentar rapidamente entender o porquê. Será que colocámos espectativas demasiado elevadas no assunto ou situação, ou confiámos num determinado status de atingimento do objetivo e não conseguimos lá chegar? E se for o caso, refletir o que fizemos para ter conseguido? Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, ou andámos a “passear os livros” como se diz na academia?
Ter um ambiente de trabalho magnifico, uma equipa motivada e de alto nível profissional, com uma sintonia direta e imediata a cada situação, cuja performance fala por si só…a isso eu chamarei magia… o ambiente torna-se num campo energético e os relacionamentos numa cúpula de energia positiva, que farão com que os objetivos sejam cumpridos e …não por magia mas por trabalho esforço e empenho. Faça por isso!
“Faça sempre o seu melhor. O que você plantar hoje, vai colher mais tarde.” ## og Mandino ##



