Quantas vezes palavras ouvidas, ou lidas, de alguém não combinam com as ações que supostamente deveriam ser praticadas? Apercebemos-nos disso diariamente, certo? Este tipo de situação levar-nos-á a pensar duas vezes e a refletir um pouco antes de tomarmos as nossas decisões ou seguirmos o nosso caminho.
Em essência essas contradições serão um sinal claro de que as pessoas ou situações em questão não serão propriamente quem você pensava que seriam ou como seriam. Este tipo de situações é recorrente em qualquer dos ciclos envolventes a que pertencemos. Vimos e assistimos na academia, na vida profissional e até na empresarial. Quanto a percentuais, ou peso é irrelevante para agora.
Ser extrovertido poderá representar, em alguns casos, uma porta aberta à entrada de mais situações ou indivíduos que se encaixam no exemplo acima. Se lhe faz confusão tal, faça uma pausa no alargamento dos ciclos de amizade ou relacionamentos. Sim, é sempre melhor concentrar-mo-nos mais em menos, conheceremos melhor quem pertence às nossas envolventes e tiraremos elações a preceito. Desta forma você começará a saber com quem poderá contar na realidade e em qualquer ocasião.

Na vida, e ao longo da mesma, encontramos muitas portas fechadas, pelos mais diversos motivos, outras portas se fecham ao longo do caminho, muitas barreiras temos pela frente, mas a cada superação de cada obstáculo, de cada momento teremos mais força, daremos mais valor e reforçaremos a energia. Energia necessária para a próxima etapa. Tal como a água de um rio quando sai da nascente desconhece o leito por onde terá de passar, mas tudo fará para chegar ao seu destino que por norma é o mar.
Algo que por vezes nos esquecemos é que o caminho quase nunca se faz sozinho. Haverá sempre alguém que nos acompanha. Por certo alguém acompanhará numa certa fase, outro alguém noutra. Muitas vezes nem nos apercebemos que essa pessoa nos vai a acompanhar. É necessário uma reflexão dos passas já dados para verificar e validar que isto acontece. Como já referi várias vezes, o mal está em darmos por adquirido que alguém nos acompanha.
Ora, pela lógica, se não damos conta que alguém nos acompanha, por certo estaremos em falta com algo importante: o agradecimento. Está por certo a faltar agradecer a alguém, pôr enfase, no ato de reconhecimento da tal pessoal, esse alguém que lhe prestou apoio, mesmo que indiretamente, que lhe proporcionou um benefício, que lhe deu auxílio, só mesmo para referir alguns dos aspetos.
Tudo na vida se consegue, embora com muito esforço. Não sou conhecedor, embora haja casos, de vitórias sem esforço. Não obstante temos sempre de ter gratidão por algo ou alguém. Mas, como visto e referido anteriormente, se nos esquecemos de estar gratos a alguém, como nos lembraremos de agradecer a nós próprios. ? Já pensou em ter atitudes de gratidão também para consigo próprio?
Loucura será dizer que teremos que agradecer a alguém e depois ainda por cima agradecer a nós próprios. Ah pois é. Se não veja. Gratidão será uma característica de alguém que é grato , ora se você se esforçou, lutou, batalhou pelo seu objetivo deverá agradecer a si próprio por tal feito. Não Concorda? Pois já para não falar que fica sempre bem agradecer aos outos em primeira instancia, se é que me faço entender. Fica sempre bem.
Se na vida profissional, na academia ou na vida empresarial, se reconheço mérito a alguém, se devo dar “louros” a alguém, porque não faze-lo? Uma das forma é e será sempre o simples agradecimento. Não se carece de passadeiras vermelhas, holofotes ou cerimónias…simplesmente um “obrigado”. no final das contas, olhamos o espelho e validaremos se há lugar a um grato efeito para nós também.
Refletindo sobre as portas e as janelas deste artigo, muitas se fecham ao longo do caminho, mas se apanhamos uma brisa de ar, significa que há abertura, e esta servirá para sair ou entrar ar..ar que pode ser o que nos falta para chegar um passo mais à frente.
Se do outro não sei e de mim não me lembro, como se deram os passos.? Deverá haver lugar a resposta e agradecimento. O caminho não se faz sozinho.
Bem haja.



