Se uns dias pensa estar confuso, outros haverá que algo sente mas não saberá o que é. Um vulto turvo à volta da vista, uma nevoa, uma hipotética dor de cabeça, mas motivos não saberá diretamente os quais serão. Pois bem, há dias em que tudo parece que nos afeta, mental e fisicamente mas na verdade nada temos. Estaremos um pouco baralhados, confundidos, angustiados ou aborrecidos com algo que pertence à nossa envolvente ou a nós próprios.
Um dia escrevi que estar em consciência, dormir descansado e nada temer, estando minimamente preparado para uma eventual adversidade, era mais valia em todos os aspetos. Pessoais, académicos, profissionais ou empresariais. Um dos fatores que pode, e deve, contribuir eficazmente para tal fato é, sem dúvida o esclarecimento interno.
Devemos, na vida ou em qualquer ciclo envolvente, sermos pessoas bem esclarecidas. Os chamados maus “agouros” do passado, as histórias mal contadas tem de estar ou ficar bem esclarecidas, e bem fechadas na nossa caixa de memórias. Sim, para o bem ou para o mal, todas as situações vividas no presente de tempos idos fizeram-no crescer e estar onde está hoje. Desta forma há que ter memórias também desses tempos e não só dos momentos que, sem hesitar , considera ótimas ou muito boas memórias.
Se assim for, teremos com certeza uma mente aberta, mas também limpa de todo o lixo especulativo e de caracter atormentador que poderíamos ter connosco. Parece que a nevoa do inicio do texto se está a desvanecer, a hipotética dor de cabeça a passar e as reações musculares a irem ao sitio. Tudo porquê? Porque com uma visão clara e uma clareza de ideias a pressão e o nervosismo desaparecem. Clareza de ideias e nitidez de espirito.
Uma imagem nítida tornará a vida mais bem definida em todos os seus contornos. A nossa envolvente e todos os que nos rodeiam ganharão mais brilho, não porque nos ofuscarão mas porque voce os valoriza mais pelo que são na realidade e não pelo que aparentavam ser. Adiantarei que, quando assim é, tudo se torna mais transparente. Uma clareza inigualável pois voce vê os outros com outros olhos (se me permitem a expressão) e os outros retribuirão da mesma moeda.
Como se diz na gíria “Fica claro como água”, não haverá subterfúgios, não haverá farsas nem atores e atrizes. Haverá franqueza de parte a parte e por fim harmonia. Pois é. Deve estar a rever-se no inverso, ou seja, inúmeros colegas com quem não se dá, precisamente devido a histórias mal contadas e esclarecidas que tornaram a imagem desfocada.
Imagine que consegue “ver” tão nítido, tão nítido que consegue ver a alma de quem está consigo, colega, colaborador ou associado. UI, a visão passa pelas artérias, músculos e vai ao mais profundo intimo. Consciente a funcionar em plena transparência de ideias e sem maldades ou paradigmas de especulação maliciosa.
Muitos indivíduos passam por fases da vida onde se consideram à deriva, com excesso de trabalho ou estudo, distraídos por tudo e por nada, com a mente a fervilhar ou até em situações de “prisão com eles próprios” que os impedem de alcáçar o expoente máximo do seu potencial. Se nestes caso houvesse o desenvolvimento de um processo gradual e constante de clarificação da mente e do espirito, limpando as tais histórias “da carochinha”, fazendo os devidos ajustes, cirurgicamente adequados, a cada situação (caso a caso) por certo começariam a viver muito mais animados, motivado, felizes e até, porque não saudáveis.
Com uma visão clara e objetiva, transparência a transbordar das lentes da maquina, certamente se alcançarão os resultados que se objetivou ou desejou.
Se começar com sintomas “estranhos”, respire fundo, não se deixe desfocar, nem deixe que a visão se torne opaca ou obscura. Liberte-se da nevoa e abra a “pestana”. Se não o fizer, os outros farão por si e com isto quero dizer que se deixará ultrapassar no meio desta concorrência frenética que se vive nesta vida e em qualquer das envolventes. Por tudo e por nada se compete e por tudo e por nada se têm desilusões, muitas vezes a resposta está na transparência e mente aberta com a necessária nitidez de espirito.
“Clareza e coerência, não são suficientes: a busca da verdade exige humildade e esforço”. ## Tariq Ramadan ##




Hoje foi como se estivesses a falar para mim enquadrado com este momento que vivo
Obrigado
GostarLiked by 1 person