Discordia, conversa agitada, pontos de vista discordantes e atitudes menos próprias, podem acontecer em situações em que não há consenso. A sua questão será, tal como me interrogo sempre: “Porquê chegar a este ponto?” A resposta é simples, cada pessoa quer marcar a sua posição, afirmar-se ou até fazer valer a sua ideia custe o que custar.
Obviamente na vida, e temos exemplos em todos os ciclos envolventes onde pertencemos, muitas vezes nos deparámos, ou até fizemos parte em situações idênticas. O ponto central é que tudo corre bem se houver bom senso, se não houver um dos intervenientes a querer levar a sua avante. Quando alguém pensa que tem o conhecimento máximo sobre um assunto que está a ser debatido, e não tem capacidade de ouvir os outros e trocar opiniões terá que dar em “chatice”, obrigatoriamente.
Quando mais do que uma pessoa, ou seja duas ou mais, se juntam com fim a debater um tópico ou um assunto, há muito poucas hipóteses de fuga a esta realidade. A saber: ou se tem objetivo comum, e é em prole desse que as cabeças pensantes terão de chegar a um consenso, ou há objetivos dispares e terá que haver uma relação WIN-WIN. Este será o mundo ideal. Ou se luta pelo objetivo comum ou se tenta a uniformização do termo “vitória” para que ambos saiam a ganhar da discussão, do debate ou da tal conversa animada.
Em termos generalistas e como exemplo, ninguém será dono da verdade, mesmo que se trate da “sua” verdade. Devemos partilhar a nossa opinião, sempre, até expor as nossas ideias e conceitos, perspetivas e noções que temos sobre um qualquer tópico, quer seja no âmbito académico, profissional ou empresarial, mas nunca vincar a ideia como se fossemos donos da verdade una e absoluta.
Posto isto, e salvo melhor opinião, tudo aquilo que voce tem em mente, consciente, e que para si é visto como estando dentro da sua realidade pessoal, será considerado a “sua verdade”. Será, no fundo, tudo aquilo em que voce realmente acredita. Será para si algo inquestionável, infalível, algo dado como adquirido, imutável poderemos acrescentar. Mas tudo isto é o que vai na sua mente, no seu consciente. Os outros terão outras perspetivas e olharão para o seu tópico de conversa, para os seus argumentos à maneira deles, logo terão também a verdade deles para expor.
Uma coisa é sermos certos, francos, exatos, transparentes ou até sinceros, pois estamos a ser verdadeiros em essência, outra coisa é sermos possuidores da verdade. Muitas vezes o que queremos é conseguir transmitir algo sobre um fato concreto que terá acontecido e em que não tenha havido qualquer influência de qualquer que seja o ponto de vista, perspetiva, onde tentamos a todo o custo transcrever tal fato ou situação de forma o mais detalhada possível sem haver sujeição de contaminação por opinião alheia. Isto será o que pensamos ser a verdade. Mas será mesmo? Afirmativo, a sua verdade. Simplesmente.
Cada cabeça sua sentença, já diz o ditado. No entanto em ciências sociais as verdades são balizadas por fatos e evidencias, isto porque, as verdades serão variadas e com várias proveniências nem sempre com a mesma interpretação. Por esse motivo haverão sempre vozes discordantes onde quer que estejamos.
Em resumo, não sendo possuidor da verdade absoluta, só mesmo da sua, pare para ouvir o que os outros têm para dizer ou expor, depois tente acrescentar conteúdo valido à conversa e valorizar o tópico, discorde se necessário, mas construtivamente, de espaço e verá que no final haverá um consenso e que todos ficaram valorizados de conhecimento.
Salvo em ciência exata onde 2 +2 = 4, não force para sair sempre vencedor: voce e a sua verdade. Deixe que os outros contraponham e que contribuam também para alicerçar conhecimento.
Encontre algo, ou alguma situação, com a característica de estar em conformidade com fatos e evidencias e de acordo com a realidade. Mais: Encontre algo em concordância entre o que voce pensa, entre o que vai no seu consciente, e o que voce apregoa. Voce estará cada vez mais perto da verdade. Pertíssimo da verdade fatual e da verdade expressa que sera descrita se necessário com precisão, genuinidade, exatidão e também veracidade. Não obstante, e até se confirmar, será apenas a sua verdade. Não manifeste o contrario.
Não levante barreira que não possam ser derrubadas. A subjetividade da vida leva-nos a dizer que por vezes 2+2 não serão 4.
Concordo comigo e com esta minha verdade.



