“Ponto Adjacente”

Partindo do pressuposto que, a partir de certo momento da vida,  cada pessoa terá seus objetivos definidos, estrategicamente planeados, podermos pensar em que todos temos o seu “quê” de ambição como variável nesta equação, a de atingir objetivos propostos.

Muitas vezes deparamo-nos com aquilo a que chamamos rotinas, zona de conforto e que se torna muito difícil abandonar, precisamente devido ao conforto instalado. Como exemplo generalista diria que assim não se crescerá, não se progredirá na carreira, não se vislumbrará muitas celebrações de objetivos de crescimento. Por norma quem se deixa ficar na zona de conforto terá objetivos menos ambiciosos e de mais fácil atingimento, pois guardará sempre uma distancia em relação à aventura (no sentido de sair da rotina).

Voce ate pode ser ambicioso mas ter alturas em que não se sente extremamente autoconfiante para dar o passo necessário. Nessa altura, se por acaso se reconhece nesta situação, há que questionar-se o que está a fazer para testar essa mesma confiança em si próprio e em suas ações. Questione-se até descobri uma resposta, depois veja se é adequada, se for caso, mexa-se no sentido de fazer algo pelos seus objetivos. O sucesso dos mesmos não aparece em casa pelos correios.

Enfrentar hipotéticas adversidades que a vida lhe coloca quando de um desafio se trata, não será fácil, mas é assim que se dá valor. Mais, desta forma, enfrentando os desafios você conseguirá provar a si próprio o quão especial é. Mesmo sabendo que o “Não” ou o insucesso podem aparecer no seu trajeto, só o ato, a atitude de enfrentar desafios, de desafiar a monotonia e rotina do seu dia a dia (se for caso) tornar-se-á muito significativo.

Se voce se predispuser a enfrentar um dos seus “medos”, ou a enfrentar uma subida a uma montanha, (dessas tipicamente altas) sozinho, estará enfrentando grandes desafios e assim sendo voce consegurá provar a si próprio do que é capaz e que a coragem existe. Após esse passo as distancias serão encortadas e o sucesso estará cada vez mais perto. Dará por si a pensar, “se fiz isto, se me aventurei, sou capaz de qualquer coisa”

Para tal, terá de sair da sua zona de conforto e ai sim verificará que é capaz de mais do que pensava e que é capaz de fazer mais do que maioria. Sim, há sempre a tendência de cravar uma distancia, pelo lado menos positivo, entre os outros e nós próprios. Por certo se lembrará do ditado ” A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha”. Pois é, está na altura de deixar esses pensamentos de parte e de se “fazer à estrada”. Vá ao baú e descubra algumas ambições que estão para si adormecidas.

Na vida, bem como em qualquer ciclo envolvente, chamaremos de ambição, de querer conquistar algo mais a cada instante. Mais um grau académico, mais uma promoção ou distinção profissional ou mesmo mais uma empresa ou o alargamento do universo da sua. Será normal para quem se posiciona face aos seus objetivos, que quando os atinja queira mais um pouco, ir mais longe crescer a todos os níveis.

Salvo melhor opinião, uma das soluções passará pela junção de dois fatores: O sair da zona de conforto, como mencionado anteriormente, e o de encurtar distâncias. Se tivermos em consciência objetivos fazíveis, realizáveis, e os tivermos devidamente planeados no espaço e no tempo, certamente saberemos a que distância os colocamos. Essa mesma distancia, o espaço definido entre dois momentos delineados, terá de ser encurtado à medida que os passos a caminho do atingimento do objetivo forem sendo dados. Poderemos assumir que cada movimentação de confronto com os medos, em sentido do nosso objetivo é um passo, um grande passo e um grnade corte na distancia para o mesmo.

"Ponto Adjacente"Imprevistos acontecem sempre, ou quase sempre ao longo de uma qualquer caminhada, não deixe que estes o desviem do seu focos, tenha sempre bem presente a distancia que faltará para atingir o seu objetivo e conte com as adversidades que ainda podem surgir. Não se deixe abalar, desmoralizar ou desmotivar por efeitos colaterais que aconteçam. Lembre-se que o fato de sair da zona de conforto e monotonia em direção ao objetivo enfrentando os desafios é a maior prova de que voce conseguirá atingir o sucesso desta etapa e de qualquer outra que apareça.

Levante-se e faça-se ao caminho, nem que comece a etapa descalço!
Nem sempre umas boas solas aguentam todo o percurso.

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Envolvente, Estratégia, Pessoal. ligação permanente.

Deixe um comentário