“Vanguarda Luminosa”

Deparamos-nos com informação contraditória quando menos se espera. Imagine-se as noticias da meteorologia, de vez enquanto ha previsão de sol e aparece a chuva, outras vezes de céu pouco nublado e com pouca precipitação e vai dai chove torrencialmente. Um simples exemplo do dia a dia que ilustra bem a frase sabia que diz “o que hoje é, amanha pode não ser”. Com isto referir que por muito que se creia numa ideia, num conceito ou em algo que nos foi transmitido (de informação ou conhecimento) dever-se-á dar continuidade ao estudo e analise para se validarem e verificarem os fatos.

Como exemplo generalista, terá legitimidade para neste momento murmurar, como que a dizer-me: “tenho mais que fazer do que ir estudar a meteorologia para validar previsões”. De acordo, comentário aceite. Mas a ideia era generalista e aponta num só fator: a prevenção. Prevenção é uma variável a ter em conta quer seja ao longo da vida, no geral, ou em qualquer das envolventes, académica, profissional ou empresarial,

Por principio,  todas as pessoas são credíveis e estarão sempre de boa fé (digo eu). Sempre, até indicio, quer seja por atitudes ou comportamentos desviantes, ou mesmo por prova em contrário. Posto isto, o que nos dizem, ou demonstram, poderá ser levado em consideração como verídico. Temos bem a consciência de quem pertence à nossa envolvente e com quem lidamos, em suma, a quem ouvimos.

Tudo o referido é lógico mas há sempre algo mais a considerar. Nos ciclos envolventes onde pertencemos há, e haverá,  sempre indivíduos a entrar e outros a sair. É assim na academia, no emprego ou na nossa empresa. Ciclos fatuais que assim sendo levam a que hajam indivíduos a quem ainda não conhecemos o carater de suas palavras e atos, como tal temos de ser preventivos.

Prevenção poderemos considerar como o ato de se antecipar a algo , alguma situação, ou às suas consequências para desta forma se poder prevenir do resultado, podendo ainda ir a tempo de fazer correções caso seja o caso. Prevenção também poderá ser considerado, mais tecnicamente, como mitigação de risco.

Obviamente há situações que podemos proceder com precaução ou cautela, mas outras que nem por isso. Mas naquelas que, em consciência, nos será possível, segundo o nosso entendimento, deveremos considerar uma serie de medidas para evitar situações menos agradáveis a qualquer nível. Devemos estar preparados e sempre de sobreaviso para poder tomar as medidas adequadas e proceder prudentemente para com a situação casual.

"Vanguarda Luminosa"  Quando você se apercebe, ou sente, de certa forma, uma sintonia ou conexão de caracter mais fortalecido no que ao crescimento relacional diz respeito, com quem quer que seja pertencente a um dos ciclos envolventes a que pertence, é algo que você deve explorar. Faça planos para fortalecer essa conexão ou essa sintonia. Se assim for estará a começar a libertar-se da tal prevenção pois estará a cada momento a reconhecer credibilidade e valores de caracter no individuo em causa.

No centro da sua envolvente, levantar-se-ão algumas das questões às quais você quererá obter respostas. Em consciência, use da precaução como variável a considerar, balizes as espectativas, e as respostas certas, que aparecerão, não o deixarão desiludido ou desapontado. Voce estará prevenido. Um passo è frente.

Ter uma visão futurista, apontada para o horizonte onde estão desenhados os objetivos a atingir, é sempre mais valia. Porém, ponderação, prudência, atenção para com as situações e especialmente para com as pessoas, é essencial. Como se costuma dizer: ha que saber bem o terreno onde se pisa para que o caminho seja percorrido sem sobressaltos.

Tomar um medida antecipada é estar um passo à frente.
Já referi isto antes, certo? Pois, como eu acredito nisso.

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Envolvente, Estratégia, Gestão. ligação permanente.

Deixe um comentário