“Corte Mavioso”

O Verão começa, os planos de descanso e férias começam. A mudança de geografia é normalmente uma certeza, o local de vivencia habitual é deixado para traz e …com isto a previsão de haver um tempo de “ausência” do quotidiano, dos desafios que a vida nos coloca a cada dia extra de “férias” torna-se uma realidade.

Posto isto, o mês de Agosto é, por norma, exímio como mês de férias. mas não só de férias vive o Homem. Há um mundo a “rolar”, a mexer lá fora. Ao abrir-se a janela não entra só a brisa, há paisagem, horizonte e ….por detrás de tudo isso um Mundo sem parar. O mundo não para só porque se gozam férias.. Vejamos:

Inicia-se o mês e bastando uma olhadela no arquivo de noticias online aeiou, e verifica-se que se notícia “a Vila mais antiga de Portugal tem primeiro Museu de Vinho verde”. A noticia até pode passar despercebida, mas não a quem acompanha a imprensa online. Ponte de Lima tinha aberto, recentemente, um novo espaço dedicado ao talvez mais emblemáticos produtos da região: o Vinho Verde. Acontecem coisas em período de férias.

No mesmo dia a “Didi Chuxing compra Uber chinesa e encerra guerra de biliões”, ainda  segundo a mesma fonte. Pelos vistos podem movimentar-se milhões/biliões de uma qualquer moeda em período de férias. Dias mais tarde começam os jogos Olímpicos na cidade magnifica do Rio de Janeiro, Brasil. O caso tornado publico e conhecido como “Panamá Papers” fazia mais uma baixa. Demitia-se do comité de investigação do sistema financeiro do pais, o Nobel da Economia,  Joseph Stiglitz.

A meio do mês estava Portugal em chamas e, vindos da Rússia, chegavam dois aviões pesados Beriev ao abrigo do protocolo de proteção civil assinado entre os dois países. A NASA mostrava imagens dos incêndios em Portugal, vistos do espaço. Varias expulsões na Tailândia causam tragedia.

Dias depois, e de acordo com a mesma fonte, Ex-inspetora do SEF teria sido detida por burla de meio milhão de euros. e ainda se noticiava que a Comissão Nacional de Proteção de Dados terá dito que “o novo diploma do Governo, que pretende ter acesso às contas de todos os portugueses, viola a Constituição”

Agosto termina entretanto com noticia de que Dilma Rousseff teria sido destituída do cargo de Presidente da República brasileira, O Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un terá executado um vice-primeiro-ministro por adormecer em reunião e ainda sai a informação de que o concurso de professores de 2016 terá colocado 7.306 docentes nas escolas em contratação inicial e mobilidade interna, terá divulgado fonte do ME (Ministério da Educação).

Como vê, o Mundo não para só por que alguéns, nós ou seja quem for, decide tirar uns dias “OFF”. Por muitas voltas que se dê, muito se invente ou se procure inventar, não vale a pena tentar escapar aquilo que são as suas preocupações ou obrigações nesta vida. Há é que fazer algo em prole da melhoria ou da mudança.

Há sempre a tentativa de “fazer esquecer”, ir “relaxar” para fora, “limpar a mente” como se costuma dizer, mas na verdade quando se regressa à vida quotidiana (quando se volta à terra) tudo está na mesma. Não haverá fuga, a não ser que se aja em conformidade com as decisões tomadas para a resolução ou mitigação de agravamento de tais desafios ou preocupações…Enfim. Falo das ações sobre as decisões….

Ahh e tal, vou fazer dieta, está decidido. Mas quando?? Ahh e tal, vou deixar de fumar, está decidido. Mas quando? Ahh e tal, vou começar a fazer exercício físico, está decidido. SIM mas quando?, As decisões podem ser tomadas e ate tomadas em consciência, mas na verdade temos de dar ação a essas mesma decisões, caso contrario nada passa do mesmo e vamos acumulando decisões tomadas que não passam de farsas para “enganar” o seu próprio “EU”, ou seja, você mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A intensidade de uma decisão pode ser desvanecida pela suavidade de uma ação. Em qualquer quadrante situações podem acontecer mas a realidade terá que ver com o focos que temos no momento, as consequências, a consciência que temos e com que estamos quanto tomamos as decisões e quando fazemos recair sobre elas as ações correspondentes.

Como sempre e tomando como exemplo generalista, imagine a ação sobre a decisão de beijar, no momento certo, a pessoa certa, em que se inclui suavidade e intensidade ao mesmo tempo no mesmo ato.? Não carecerá mais comentários,,

Não ficou pelo Ahh e tal e se,,,, e se Nada….decidiu, agiu em conformidade todos os atributos foram colocados no ato, propositadamente ou simplesmente pelo clima, química, o que seja que se tenha gerado.! E assim é a vida. Um beijo (aqui no sentido figurado) pode fazer toda a diferença na vida de um Ser Humano. Não será?

Na realidade após um chamado “Summer Break” como está na moda, ou mais propriamente uma férias de verão, tudo na vida recomeça. E tudo estará na mesma caso você não tenha feito nada para que o que desejava ver mudado, mudasse.

Voltamos ao mesmo sem ações sobre as decisões, nada passa do mesmo.

Há que, mesmo em férias, estar sempre a trabalhar. Pelo menos a trabalhar a mente para ações que recairão sobre as decisões entretanto tomadas, Trabalhar em tempo de ferias parece ate uma heresia, não obstante a mente tem que estar sempre ativa e prevenida de que … a realidade não tira férias. Há que trabalhar quanto mais não seja para a felicidade.

Desvalorizar o conceito de esforço é enriquecer a essência da felicidade. Na verdade ser feliz não custará nada.

Concordo completamente comigo próprio

Desconhecida's avatar

About João Farinha

Ph.D. in Management from Universidade Europeia – Laureate International Universities, with a Master in Marketing and a thesis on Brand Management. He also holds an Executive Master in Marketing Management from the same university. In addition, he has Certification in Business and Management from Case Western Reserve University (Leadership and Emotional Intelligence), Certification in Business and Management from the University of Maryland, College Park, (Entrepreneurship) and Certification in Business and Management from the Wharton School, University of Pennsylvania (Leadership). His Background is in Accounting and Administration–Taxation from Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Estratégia, Gestão. ligação permanente.

2 Responses to “Corte Mavioso”

  1. Joao's avatar Joao diz:

    Grande artigo, realmente dá que pensar sobre o adiar de decisoes que muitas vezes queremos tomar mas que, por um motivo qualquer, adiamos indefinidamente. Obrigado pelo artigo! Abraco amigo!

    Liked by 1 person

  2. Efetivamente muitas vezes as decisões tomadas ficam na “gaveta” esperando as respetivas ações. Esse será o grande mal …. Obrigado pelo comentário. Aquele abraço

    Liked by 1 person

Deixe um comentário