Correntes de ar podem transportar oportunidades vindas do nada. Entre portas e travessas, janelas e nesgas de espaço, recebemos a brisa trazendo a novidade, a situação ou o momento inesperado.
Empregos, negócios, oportunidades de todos os tipos, situações das mais caricatas às mais banais, amizades, desavenças, amores e dissabores, podem acontecer do nada. Quero com isto dizer que quando menos se espera algo pode acontecer. No bom, menos bom ou inesperado sentido.
Referi inesperado, logo, você não terá plano, recurso ou estratégia preparada para a hipotética situação. Não obstante, e já comentámos o tópico anteriormente, deveremos ter mínimos de prevenção em cada situação da vida. Adiante.
Só porque ao despertar, olha a sua agenda e verifica que terá já um dia planeado e que o mesmo será agitado, não significará que você terá de bater no fundo á pressa. Ou melhor “atirar-se” para ambientes de pressão extrema na sua cabeça logo pela manha e ao raiar da aurora.
Se você acabou de ter uma crise de estouro ainda mal saiu ao portão, e consigo não acarreta nenhum plano bem elaborado, então por certo, você andará cabisbaixo e sem energia o dia todo. Terá que disciplinar-se, precaver-se ou (já comentaremos) adaptar-se antes de entrar em ação. Poderia ser tão simples como …..comece por ser realista no que definiu para o momento presente e futuro. A tão falada definição estratégia que o está a atormentar. Alinhe horários, aponte e dê prioridades às tarefas e …não se deixe ir abaixo com o susto que você acabou por criar a si mesmo e ainda por cima, logo pela “fresquinha.
A adaptação às circunstancias é uma das melhores soluções para muitas preocupações. Adaptação equivalerá a abertura. Abertura de espirito, não resistência à eventual mudança, em suma adaptação. O que refiro valerá para os exemplificados como sustos de qualquer ciclo envolvente ou quadrante.

Ao estarmos muito muito focados sobre os assuntos que nos preocupam ou que requerem monitorização, poderemos estar a deixar passar oportunidades que simplesmente nos apareceriam porta dentro se ao menos, dessemos um pouco de oportunidade. Lá está, o ar circula mas também pode gerar corrente de ar. Pode ser uma brisa fresca ou fazer bater portas…
Estarmos focados em algo é muito positivo, deste que este algo faça parte do que objetivou para o seu respetivo quadrante, ou ciclo, mas deveremos estar sempre atentos e vigilantes para o que poder acontecer de caracter inesperado.
Se você está à procura de emprego e todos os dias telefonar e enviar e-mail para o mesmo sitio, reduz as hipótese de sucesso de arranjar o que pretende. Foque-se em obter a tal resposta, mas abra a janela a outras oportunidades. Simples exemplo que poderá ser extrapolado para um outro qualquer.
Se estivermos abertos à mudança e não em negação ou resistência, atentos, disponíveis para aceitar, as coisas que você objetiva aparecem. Muita das vezes quando menos, de onde menos espera e com resultados simplesmente extraordinários. Completamente fora do que alguma vez tínhamos pensado ou planeado.
Rápidos exemplos, enquadrando no nosso quotidiano ou nos típicos ciclos envolventes. Como tópico de emprego, um contacto de um “head-hunter”, chega-lhe sem você esperar, certo? Na sua empresa, devido a lei da oferta-procura, e concorrência, negócios podem ser vantajosos chegam-lhe por e-mail, contacto de outrem, telefone etc.. muitas vezes não está a contar. Na vida pessoal o chamado amor à primeira vista, obviamente você não espera, mas se acontece, por norma é fortíssimo. Certo? No ciclo de amigos quando ganha empatia com um amigo de amigo que acabou de lhe ser apresentado, não seria algo garantido, não contava certo?
Com base no acima exposto duas considerações ter-se-á que ter. A primeira é de estarmos abertos à mudança, à adaptação e disponíveis para aceitar. A segunda será a de que tendo consciência de que estando atentos e olhando em redor nos poderão aparecer oportunidades que de outra forma nos passariam ao lado.
Esta abertura e disponibilidade fará com que, ao aparecer algo considerado inesperado, já não será tão inesperado assim pois você já estaria atento à situação. Inesperado só na forma circunstancial, no conteúdo não. Deixe-se envolver pela boa nova que lhe chega, adapte a situação e aproveite ao máximo. Reforce a essência do tópico em questão.
Se se tratar de algo de carater Humano, ou a ver com o Ser, alicerce os valores em causa e siga o trajeto que entretanto delineou sem receios, intensamente e agora sim focadíssimo. Se se tratar simplesmente de negócio, aproveite a oportunidade reforçando os laços de pareceria e confiança envolvidos e assim sucessivamente. Só terá a ganhar. Tudo terá a ganhar e pouco a perder. Lembre-se que você não era possuidor, não esperava por tal situação, momento ou novidade.
Há sempre que precaver as correntes de ar da vida. Janelas abrem-se e,….UPS portas e fechaduras se trancam…Muitos destes ventos trazem novidades, situações ou momentos que vem para ficar.
aH pois é!



